A bancada do Maranhão ratificou o pedido para implantação de unidades industriais de produção de biodiesel. A indicação assinada pelos 18 deputados federais foi encaminhada hoje (27) ao ministro das Minas e Energia, Edison Lobão.
A proposta afirma que o Maranhão apresenta todas as condições para o desenvolvimento de um programa de cultivos energéticos e de produção de biodiesel e etanol em larga escala.
O documento reforça o pedido formulado na semana passada pelos deputados Waldir Maranhão, Pedro Fernandes, Carlos Brandão e Pinto da Itamaraty ao ministro. Na ocasião, prefeitos convidados por Maranhão também estiveram presentes. Lobão disse que gostou da idéia que que gostaria de ver o projeto sendo implantado no estado.
O Maranhão dispõe de 13,76 milhões de hectare para exploração agrícola, sem incluir as áreas de uso restrito. Dessa área, a atividade agrícola ocupa atualmente apenas 1,6 milhão de hectare.
Na indicação os parlamentares garantem que as condições climáticas são adequadas para o cultivo de oleaginosas, como a soja, mamona, girassol, pinhão-manso e algodão e palmeiras, que são as principais culturas energéticas para a produção de etano e biodiesel.
Além de fornecer informações acerca da infra-estrutura do Estado, o documento proposto por Waldir Maranhão afirma que o governo estadual declarou que está interessado na produção do biodiel em larga escala, de acordo com as diretrizes, princípios e metas estabelecidas pelo governo federal.